quinta-feira, 21 de março de 2013

JESUS – SURPREENDENTEMENTE MARAVILHOSO


“1 Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4[esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.  8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.” (João 5:1-9).

Por ocasião da festa, Jesus poderia ter escolhido qualquer porta para entrar em Jerusalém, porém, escolheu a Porta das Ovelhas.

I - Porta (hb. sa’ar; gr. pylõn), são aberturas que permitem a entrada e saída de pessoas.

II – Porta fala de decisões, escolhas, vontades.

III – Naquela época as cidades ainda não possuíam praças, então as pessoas se reuniam às portas das cidades.

“Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra.” (Genesis 19:1).
“Quando eu saía para a porta da cidade, e na praça me era dado sentar-me...” (Jó 29:7).
“10 Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente. 11 Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis tributo de trigo, não habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis do vinho das vides desejáveis que tendes plantado. 12 Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta.” (Amós 5:10-12).

IV - As doze portas de Jerusalém.

1ª - Porta das ovelhas;
2ª - Porta do peixe
3ª - Porta de Jafa
4ª - Porta do vale
5ª - Porta do monturo
6ª - Porta da fonte
7ª - Porta do cárcere
8ª - Porta das águas
9ª - Porta dos cavalos
10ª - Porta oriental
11ª - Porta da atribuição
12ª - Porta de Efraim


Porque Jesus escolheu entrar pela Porta das ovelhas?

I - Porque Ele mesmo era a Porta das ovelhas. 

“7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (João 10:7-9).

II - Perto da Porta das ovelhas estava o tanque de Betesda (hb. Casa da misericórdia), e assim como Betesda Ele próprio simbolizava a misericórdia de Deus ao homem.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

III - Pela Porta das ovelhas entravam os animais destinados ao sacrifício no templo.

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).

Porta das ovelhas - Um estilo de vida (Pr. Armando P. Castoldi).

I - Normalmente buscamos nos relacionar com as pessoas em função de nossas afinidades e não em função das necessidades delas.

II – Jerusalém representa o mundo e suas várias opções de escolhas (portas), que se identificar com Jesus, entrará por Ele e encontrará salvação.

III – Entrar pela Porta das ovelhas significa abrir mão do egocentrismo e atentar para aqueles que estão sofrendo.

O que chamou a atenção de Jesus na vida do paralítico.

I – Provavelmente, por falta de opção, havia feito de Betesda sua moradia permanente.

II – Diferentemente dos outros doentes, não possuía ninguém para auxiliá-lo na busca da tão desejável cura.

III – Por sua resposta a Jesus quando indagado se queria ser curado, infere-se que se tratava de um homem totalmente sem esperança. “Não posso.” (Bíblia de Jerusalém).

IV – Seu estado atual poderia ser consequências de pecados cometidos no passado, o que fazia dele um homem em estado de auto piedade.

O que Jesus fez por aquele homem infeliz?

Ação             Conclusão                  Motivação
- Jesus o viu deitado.     Levanta-te                 Levantar foi a ressurreição de sua esperança e um ato de fé no Filho de Deus.

- Sabia do seu estado    Toma o teu leito        Por ser um dia de sábado sua ação de tomar o leito seria considerada como ofensa a Lei.

- Dirigiu-lhe a palavra     Ande                 Em Cristo alcançamos a verdadeira liberdade de ir e vir. 

Depois de tantos anos deitado, para onde nós iríamos?


ישו יבוא בקרוב – Jesus virá em breve!

Nenhum comentário: