terça-feira, 19 de março de 2013

Identidade e Destino


Você conhece algum judeu pobre? Ou ainda, algum descendente semita desempregado? Analfabeto? Mendigo? Até pode ter, mas em comparação com os demais culturas, eles, os judeus, colecionam um grande quantidade de célebres nomes, na física, química, educação, economia, etc. Mas por que?


Basicamente sua cultura foi totalmente baseada no que Deus lhes ensinou. Lhes prometeu, lhes deu como herança. De forma bem clara, sua cultura, valoriza o que nos ocidentais desprezamos. Para eles, seu bem mais precioso são as suas crianças. Fazem uma guerra por causa de seus filhos. E não somente no que diz respeito a proteção e segurança, mas colocando neles uma identidade e um destino, coisa que aqui deste lado do Atlântico não existe, só começamos a entender a onde que chegar e quem sou eu, lá pelos quarenta anos, e quando se consegue.

Quando se visita um lar judeu,e se faz menção sobre filhos, a dona Sara diz, este é o meu filho Benjamim, o advogado, e minha filha Raquel, a pediatra. E, quando os conhecemos eles tem quatro e seis anos respectivamente. E como conseqüência disto, ao passar dos anos, o Benjamim torna-se um célebre advogado, e a Raquel uma prestigiada pediatra.

E sobre isto, que falo Identidade. Incutir dentro da criança sua identidade. Como se faz isso? ora a cada dia o pai pode dizer ao filho: Este é o meu menino, o meu homem, o meu campeão, e tenho alegria em te-lo ao meu lado. Ou a sua filha: Ora, ora, o que vejo? A minha menina, que se tornará uma grande mulher. Viu? Não é nada difícil ou impossível! Estaremos semeando dentre destes pequeninos uma identidade própria, não esperando que lá na frente ele assuma o que bem entender.

E destino, não é algo que está lá no futuro, mas sim aquilo que é preparado no presente que repercutirá no futuro. Quantos de nós vivemos uma vida complicada, problemática, porque não nos passaram quando crianças uma herança de destino, nos apontando onde poderíamos chegar? Não nos disseram que poderíamos ser isso ou aquilo? Pelo contrário lançaram uma palavra de derrota, de medo, de maldição? Fazendo-nos acreditar numa mentira de incapacidade.

Ainda há tempo, de consertarmos este dano e impedir que a próxima geração viva sem identidade e sem destino de uma forma mais devastadora que a nossa. Seja um porta-voz de bênçãos, que de nossos lábios saiam palavras capazes de gerar dentro de alguém uma identidade e produzir um destino digno. E para isso você não precisa ser um rabino, basta ser o sacerdote de tua casa. Alguém que vê um pouquinho mais a frente, que olha com outros olhos. Abençoar não significa ignorar os erros e problemas. Quando você diz eu te abençôo, você na verdade está dizendo: Eu te autorizo a prosperar em todos os teus caminhos. Então, que Deus te abençoe.

Um comentário:

D'ARTES disse...

Excelente postagem!!!